top of page

Origem Histórica da Acupuntura de Tung 

A unificação da China ocorreu de forma muito violenta e cruel, onde muitas guerras de dominação foram travadas. Ocorrera a perseguição e a morte de muitos estudiosos e pela “Queima de livros”, em 213 a.C. Isso resultou na trágica perda e fragmentação do conhecimento sobre acupuntura e moxabustão.

​

Muitos estudiosos e praticantes escaparam da perseguição do Imperador Qin Shi e se mudaram para o leste das montanhas, região agora conhecida como Shandong. Devido as perseguições e guerras civis, esses estudiosos optaram por transmitir seus conhecimentos oralmente, não confiando nas informações preciosas, registradas em pergaminhos ou ripas de bambu, com o temor de serem roubadas, perdidas ou queimadas. Apesar da queima dos livros, muita coisa foi mantida e salva, como livros de Adivinhações, Medicina e Agricultura. Por ser um imperador muito duro, seu reinado foi breve e se extinguiu em 210 a.C.

Qin Shi Huang Di foi o primeiro Imperador da China, no período entre 221 a.C. – 207 a.C. 

Sua Dinastia ficou conhecida com Dinastia Qin.

Foi responsável por grandes atos, como a unificação da China. Adotou um regime governamental em pequenas unidades ligadas ao governo central, padronizou a moeda, a escrita, os pesos e as medidas. Ficou famoso por construir a Muralha da China e o exército de terracota, de 8.000 soldados em tamanho natural.

​

​

Inicia-se então a dinastia Han (206 a.C - 220 d.C) - período da China antiga, época de grande prosperidade econômica, grande progresso tecnológico, cultural e social. A sociedade era governada por um imperador que dividia o poder com uma burocracia oficial e nobreza semifeudal. Suas leis, costumes, literatura e educação foram em grande parte orientada pela filosofia e sistema de ética do confucionismo, mas a influência do legalismo e taoísmo, originado na dinastia Zhou (1.046 a.C - 256 a.C) ainda estavam presentes.

Essa época foi grandiosa para a Medicina Chinesa. Fundamentou-se o conceito de ensino e aprendizagem da matéria médica, e a realizada da avaliação oficial para se tornar médico. Foram lançados os clássicos: Shen Nong Ben Cao Jing e Shang Han Za Bing Lung (Han Shan Lun). Foi um período iluminado por grandes médicos, como Zhang Zhong Jing e Hua Tuo. Este último utilizou a anestesia em cirurgias, 1.600 anos antes da prática ser adotada por europeus no início do século XIX.

Acupuntura da família Tung se originou nessa Dinastia, embora não há registros históricos que comprovem. Mestre Tung afirmou que poderia rastrear a origem da linhagem da Acupuntura de sua família até a Dinastia Han. A terapia de sangria teve um papel importante na prática médica antiga na China. Os relatos mencionam que os primórdios da Acupuntura da Família Tung tiveram início através da sangria por todo o corpo. O uso de agulhas foi incorporado com as gerações recentes.

Historicamente, haviam vários tipos de medicina praticados em toda a China, com doutrinas antagônicas. Esses métodos terapêuticos eram praticados por uma família em uma determinada região. Cada doutrina ou método eram frequentemente passadas de pai para filho. Técnicas de Moxabustão eram praticadas por "famílias experts em moxabustão", técnicas de agulhamento por "família experts em agulhamento", terapia 

herbalistas por "famílias experts em

em ervas" e assim por diante. Essas técnicas eram mantidas próximas da família, como segredos familiares.

Quando o acupunturista era um aprendiz, seguia os ensinamentos de seu Mestre, principalmente de seu pai ou avô, como um legado muito peculiar. Os aprendizes do sexo masculino eram ensinados por meio da observação direta, memorização de textos e canções. Já as mulheres não tinham acesso ao conhecimento, pois poderiam levar esses segredos a outras famílias. As tradições e técnicas da Família Tung nunca deveriam ser compartilhadas com estranhos.

Dong Chin-Chang, mais conhecido como Mestre Tung Chin-Chang, nasceu em 23/05/1916, em uma família de acupunturistas, no condado de Ping Du, província de Shandong, na China. Iniciou sua carreira, como acupunturista, aos 18 anos de idade, e abriu sua primeira clínica, onde atendia as pessoas independentemente da condição do paciente de pagar pelo tratamento.

Durante a Segunda Guerra Mundial, usou suas habilidades para ajudar seus colegas soldados feridos na guerra. Com a rendição japonesa e o fim da guerra, ele retornou à Província de Shandong e abriu sua segunda clínica de acupuntura na cidade de Qing Dao. Durante a Revolução Comunista, em outubro de 1949, os comunistas tomaram o poder e proclamaram a fundação da República Popular da China. Mestre Tung serviu com os nacionalistas do Kuomintang (Partido Nacionalista Chinês). Os comunistas saíram vitoriosos e ficaram hostis aos contrários ao regime. Mestre Tung estava entre os muitos intelectuais que fugiram da China continental para a ilha de Taiwan, juntamente com Presidente Chiang Kai-Shek, que governou a ilha de 1950 a 1975.

Em 1953, após deixar o exército, foi convidado por seus pacientes e colegas a abrir sua terceira clínica, na cidade de Taipei, em Taiwan. Nesta época o Mestre Tung ganhou surpreendente reputação por tratar gratuitamente os seus colegas militares, oficiais do exército, funcionários de alto escalão do governo e notáveis, ​​como o Presidente e Madame Chiang Kai-Shek.

 

A princípio, Mestre Tung utilizava as técnicas nos moldes da acupuntura tradicional. Posteriormente restabeleceu o sistema de medicina de sua família, não sendo muito influenciado pela rápida modernização da MTC, que estava ocorrendo na China continental. Seus métodos o tornaram famoso pelos resultados miraculosos e espontâneos que obtinha usando poucas agulhas.  Seus pontos foram muitas vezes referidos como "mágicos", pelos efeitos imediatos e duradouros. A acupuntura de Tung permaneceu focada no uso de agulhas, técnicas de sangria e pelo uso de pontos únicos, e canais exclusivos da acupuntura de sua família.

Em 1966, presidente Chiang Kai Shek, estabeleceu o Movimento do Renascimento Cultural Chinês para incentivar a preservação da cultura Tradicional Chinesa, em resposta direta à Revolução Cultural da República Popular da China. Mestre Tung foi profundamente tocado pelo movimento. Sem descendentes para transmitir seu legado e preservar a linhagem para as gerações futuras, decidiu treinar 73 alunos para continuar a ensinar a acupuntura de sua família. Sem a revolução moderna na China, o compartilhamento da acupuntura de Tung, em todo o mundo, talvez nunca tivesse acontecido.

Relatos mencionam que Mestre Tung falava muito pouco quando perguntas eram levantadas. Ele dizia: "Observe por si mesmo, então pense a respeito." Há relatos que Mestre Tung era especialista em diversos princípios relevantes do Nei Jing e do I Ching, transmitidos pelos seus antepassados e por descobertas práticas.

Em 1968, Tung produziu um conjunto de notas sobre seus pontos que foram utilizados por seus alunos. Mais tarde, em 1973, com a ajuda de Yuan Guo Ben, escreve o livro de Pontos e Meridianos Regulares de Acupuntura Tung. Composto por indicações e um conjunto de pontos extraordinários. Este livro original acabou sendo retirado de catálogo, e a partir daí alguns de seus discípulos passaram a escrever sobre seu sistema.

Mestre Tung pensava que a maneira seletiva e secreta de transmitir conhecimento impedia o desenvolvimento da acupuntura. Muitas teorias não sobreviveram às gerações anteriores por esse motivo. Mestre Tung decidiu usar a terminologia médica ocidental moderna, em vez dos conceitos tradicionais chineses, pois a medicina ocidental era mais influente e aceita na época. 

Foi convidado cinco vezes para tratar o Presidente do Camboja, Marechal Lóng Nuò, entre os anos de 1971 e 1974, acometido por um derrame. Por causa do seu mérito no serviço diplomático, foi contemplado com a mais alta condecoração, pelo Presidente Chiang Kai-Shek, sendo o primeiro no campo da Medicina Chinesa a receber esta honra. Ele sustentava que a medicina é uma arma afiada contra a doença, que deve servir à sociedade mais do que ser usada para ganhar fama e fortuna. Acreditava que a medicina deveria ser aberta ao público ao invés de ser guardada em segredo. Na década de 1960, o governo de taiwanês começou a regulamentar as profissões médicas, e pelo fato de o Mestre Tung nunca ter tido diploma acadêmico, foi repentinamente excluído da prática e do ensino oficial da acupuntura. 

Mestre Tung trabalhou como acupunturista por 40 anos, atendendo cerca de 400.000 pacientes. Estima-se que 100.000 foram tratados gratuitamente, por serem militares, funcionários públicos, professores ou carentes.

 

Mestre Tung faleceu em 07/11/1975, acometido por um câncer de estômago. No momento de sua morte, restaram alguns de seus discípulos que imortalizaram seu legado, e o espalharam por todo o mundo. Sem seu esforço incansável e dedicação de uma vida inteira, o sistema de Tung poderia ter sofrido o destino de muitas outras escolas médicas chinesas, agora extintas. Mestre Tung é visto como um dos acupunturistas mais importantes da história moderna.

Nossa reverência ao Grande Mestre.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

DR. WANG CHUAN MIN - Introdução à Acupuntura do Mestre Tung, Editora Brasileira de Medicina Chinesa - 2015

HENRY MCCANN & HANS-GEORG ROSS - Practical Atlas of Tung´s Acupuncture - Verlag Müller & Steinicke - 2018

MIRIAN LEE - Master Tong's Acupuncture An Ancient Alternative Style In Modern Clinical Practice, 2nd Edition

MARCOS YAU – Pontos Mestre Tung – Palestra V Congresso Brasileiro de Medicina Chinesa – Faculdade Ebramec

SILVEIRA FERNANDO, Manual de Acupunctura Ortodoxa Do Mestre Tung, 2015

SUSAN JOHNSON, L.Ac. and Eric Renaud - Master Tung' s Magic Points A Definitive Clinical Guide, 2019

WEI-CHIEH YOUNG - Lectures on Tung’s Acupuncture: Points Study - American Chinese Medical Culture Center, 2012.

WEI-CHIEH YOUNG - Lectures on Tung’s Acupuncture: Therapeutic System - American Chinese Medical Culture Center, 2012.

Site: www.tungs.net.cn

bottom of page